sexta-feira, 3 de junho de 2011

Peso de Bagagem


BRASIL
Saindo do Brasil vale as regras internas, relacionadas pela ANAC, quando a passagem é originária do Brasil (ou seja, quando o primeiro ponto da passagem é uma saída do Brasil). O limite de peso depende do destino de viagem, pois dependendo do local há um sistema de bagagem para cálculo da franquia gratuita.
Bagagem de mão:
è  Até 05 kgs. Até 02 peças pequenas (até 115 cm). Também chamada bagagem de bordo.


Bagagem despachada:

è  23kgs totais (cada peça até 158 cm). Duas malas: as duas, juntas, não podem pesar mais de 23kgs.

MULTA: da bagagem despachada, custa 0,5% do preço da passagem por kg excedido, calculado pela tarifa do trecho, categoria “Y” (tarifa cheia).
BAGAGEM ESPECIAL
Valores Cobrados pela TAM: Televisores com Plasma/LCD. Para televisores acima de 26 polegadas e com até 45 Kg é cobrado o valor de US$ 450,00 por aparelho. Televisores com peso superior a 45 kg não serão aceitos. Bicicletas Serão aceitas normalmente como bagagem despachada com pneus vazios, pedal retirado e guidão alinhado. Quando exceder cobra-se 100% da taxa.
Instrumentos Musicais Poderão ser aceitos como bagagem de cabine desde que o volume se enquadre no peso e dimensões da franquia permitida para bagagem de mão. Caso contrário, será acomodada no assento, respeitando as seguintes condições: - Reserva prévia de mais um assento na mesma tarifa e classe de serviço do passageiro sem direito a mais uma franquia de bagagem. -Peso máximo permitido de 75 kg /165 lbs.

Equipamento de golfe (bolsa incluindo tacos e sapatos). O equipamento faz parte da franquia de bagagem e quando exceder será cobrado 50% do valor da taxa de excesso de bagagem aplicável ao itinerário e no caso da segunda bolsa, 100% da taxa.

Equipamento de esqui (de neve ou aquático). Entende-se por equipamento de esqui – uma unidade dos artigos descritos: par de esquis para neve acompanhado de acessórios (par de botas, par de bastões ou uma prancha de esquiar) ou um par de esquis aquáticos convencionais ou do tipo Slalom;


A taxa de excesso de bagagem a ser aplicada caso o equipamento se tratar de um excesso à franquia estabelecida, será de 33% do valor da taxa de excesso de bagagem aplicável ao itinerário

BRASIL INDO P/ AMÉRICA DO NORTE, ÁSIA, EUROPA E ÁFRICA DO SUL:

É medida por peça (mala unitária), de acordo com as dimensões (tamanho). O peso máximo é 32kg por peça (veja dimensões máximas abaixo), permitindo-se duas peças (malas, sacolas e mochilas grandes, pacotes, caixas, etc…).
Se a viagem (ida/volta) iniciar na Europa, reduz para duas peças de 23kg.
Vôos de Conexão: vale a regra do maior trecho, ainda que de companhias diferentes, se apenas uma passagem foi comprada.

Mala de Mão (Bordo):
è 115 cm total. British 56cm x 45cm x 25cm.
è Ibéria: 55 cm x 40 cm x 20 cm, 10 kg.
è Tap: 55cm/40cm/20cm, 6kg.
è Jal: 55cm (L) x 40cm (A) x 25cm (P), 10kg.
è LAN Chile: 55×35×25, 8kg.
è United Airlines: 23 x 35 x 56 cm.
è Lufthansa: 55 x 40 x 20 cm, 8kg.
è Alitalia: 55 cm x 35 cm x 25 cm, 5 kg

Se houver excesso de volume ou de peso, é considerado como se fosse outra peça. Ou seja, voltando para o Brasil, se carregou mais peso, paga a multa vigente no Brasil, aplicada pelo valor da peça a mais.

EUROPA

Se o vôo não teve ida pelo Brasil, o limite é 23kgs (duas peças). A multa, nesse sistema, por excesso pode tanto ser pelo tamanho da mala, pelo número de volumes, como pelo peso (se exceder será considerado outra peça). Norma brasileira da ANAC: Regulamento Nosai CT 11

SAINDO DO BRASIL P/ AMÉRICA DO SUL (Chile, Argentina, Bolívia, etc.)

O peso total é de 20 kg, para classe econômica (outras classes podem ter outros pesos limites). A maioria deixa levar 23 kg.
Exemplo de companhias que permitem 23kgs:
Tam, Gol, British Airways e LAN.
Companhia aérea que limita a 20 kg: Aerolíneas Argentinas
Peru: 45 kg
Bolívia: 30 kg
Panamá: 32 Kg, sendo uma de no máximo 23 Kg e outra de 09 Kg.
Exceção
Avianca: 32kg
Norma brasileira da ANAC: Regulamento Nosai CT12

QUANTIDADE DE VOLUMES:

Em geral, duas peças (depende da companhia aérea), mas deverão juntas pesar até 23kg.
MULTA: 1% do preço da passagem por kg excedido.

SAINDO DOS ESTADOS UNIDOS PARA O BRASIL:


A maioria das companhias irá permitir 02 malas de 32 kgs. Entre elas: Delta, American Airlines (AA), United. Também a TAM quando o trecho for Brasil-Estados Unidos (vice-versa).
Os Estados Unidos utilizam o sistema de peças (piece concept), o excesso de peso será pago: quando ultrapassar 02 peças; quando a mala pesar mais de 32kgs; quando a mala for maior de 158 cm.

FIQUE ANTENADO

Atenção para a Continental Airlines: eles não aceitam quinta mala nem malas acima do peso/volume de 32kgs/158 cm.

MULTA
Valem as regras dos Estados Unidos. Em média, a multa é de US$100 por mala extra, mas varia de companhia aérea para companhia aérea. Se for levar mais de duas malas, consulte o site da empresa aérea e veja as taxas de excesso (exccess baggage fess).


PARA VÔO DENTRO DOS ESTADOS UNIDOS
Cada companhia aérea tem sua regra, leia ANTES de comprar sua passagem. Há companhias que cobram para despachar até a primeira mala. Outras cobram a partir da segunda.

FIQUE ANTENADO



MALA
è Que seja LEVE;
è Que tenha CADEADO;
è Que seja de cor ESCURA, malas claras sujam muito.
è De boa QUALIDADE, para você não ter aborrecimentos.
è  Sempre quando viajar  leve uma BALANÇA DE BOLSO, super útil!



Observando as regras, a sua viagem se torna, até o final, prazerosa e sem sobressaltos.
BOA VIAGEM! ! !

2 comentários: